Modelo de termo de responsabilidade para adoção de animal

Ter um animal de estimação não é brincadeira, pois ele precisa de cuidados, atenção e muito carinho. Apesar de existir a comercialização de animais muitas pessoas estão preferindo por adota-los já que não custa nada e ainda é possível dar um lar ao bichinho que havia sido abandonado.

Quando alguém resolve adotar um animalzinho ele tem de assinar um termo de responsabilidade para adoção de animal. Esse é um procedimento necessário, pois evita do bichinho ser abandonado no futuro já que quem o assina é seu responsável e deve garantir que ele tenha uma vida digna.

O que é esse termo de responsabilidade

O termo de responsabilidade para adoção de animal é um documento que deixa claro quais os deveres que o adotante tem em relação ao animal adotado. Quando esse termo é assinado, o adotante está se comprometendo a cumprir todas as exigências que estão especificadas no mesmo. Caso não cumpra com o que está discriminado ele pode sofrer penalidades como ter o animal devolvido ao doador, por exemplo.

Esse termo de responsabilidade está estruturado de forma simples, pois é necessário que contenha os dados pessoais de quem está adotando, os dados do animal e todas as orientações de como deve proceder o guardião quando levar o bichinho para casa. Também é necessário que o doador solicite cópias do CPF e RG do adotante, de preferencia autenticadas assim como o comprovante de residência para que eles sejam anexados ao termo de adoção. Esse procedimento facilita caso haja uma denúncia de maus tratos e ainda assegura que o animal retorne para o abrigo caso os problemas não sejam resolvidos.

Qual a sua finalidade

O objetivo desse termo é deixar claro quem está adotando o animal de estimação e quais as responsabilidades que ele tem com o mesmo. Caso ele não cumpra com isso pode ter seu bichinho tomado e levado novamente para o abrigo.

Quem pode usar esse termo

O termo de responsabilidade para adoção de animal é usado pela instituição que abriga os animais a fim de garantir que o adotante do bichinho vá cumprir com todas as responsabilidades com o mesmo e que seja possível encontra-lo mais facilmente se for necessário. Para visualizar um modelo desse termo basta clicar no link a seguir.

Modelo termo de responsabilidade para adoção de animal

Modelo termo de responsabilidade para adoção de animal 1

Modelo termo de responsabilidade para adoção de animal 2

Modelo termo de responsabilidade para adoção de animal 3

    


Deixe um Comentário: