Modelos de introdução de trabalho – ABNT

Os trabalhos que são feitos nas escolas, pelo menos aqueles do primeiro grau, não exigem uma determinada padronização. Geralmente os estudantes precisam seguir as diretrizes passadas pelo professor, em sala de aula, e pronto. Mas com o passar dos anos de estudos os alunos acabam sendo introduzidos ao fantástico mundo das normas técnicas.

Aliás, ABNT, para os que ainda não sabem, é justamente a sigla para Associação Brasileira de Normas Técnicas. Esta entidade não está preocupada somente com o espaçamento do seu texto, da fonte, do tamanho das letras e na forma como as referências devem ser feitas. Ela está preocupada em normatizar muitas outras coisas.

Modelos de Introdução de Trabalho – Abnt

Mas quando falamos especificamente das normas para trabalhos de escolas ou de faculdades, as normas têm como principal função padronizar a forma como aqueles que estão produzindo conhecimento devem escrever. Afinal de contas, muitos trabalhos apresentados por estudantes de universidades acabam se tornando fonte de consulta para outros alunos, e a padronização acaba facilitando muito.

No caso da introdução de trabalhos pelas normas da ABNT, existem alguns itens que são considerados obrigatórios. Portanto, toda vez que o aluno apresentar um trabalho que deve estar nestas normas, sua introdução deve ter todos os elementos, caso contrário ele poderá ter pontos ou notas descontadas, dependendo do método de avaliação da instituição ou do professor.

Confira o que não pode faltar na sua introdução de trabalho:

Tema: O assunto principal da sua pesquisa;

Problema: A pergunta que aquele trabalho em questão está tentando resolver;

Objetivos gerais: Apresentar um objetivo do trabalho dentro de um contexto mais geral;

Objetivos específicos: Uma descrição um pouco mais detalhada de quais são os objetivos do trabalho, geralmente descritos no formato de bullet points;

Justificativa: Nesta parte os estudantes devem colocar o que acabou motivando as pessoas a escreverem aquele projeto específico.

Com isso os estudantes já podem ter um bom modelo de introdução de trabalho dentro das normas da ABNT. É importante sempre lembrar que, na grande maioria dos casos, cópias são consideradas crimes, especialmente nos TCCs das faculdades. Por isso, utilize modelos apenas como guias para escrever o seu próprio trabalho.

Modelo 1

Modelo 2

Modelo 3

Modelo 4

Modelo 5

    


11 Comentários

  1. NEIDE says:

    maravilha! seu trabalho.obrigada!

  2. Raimunda says:

    Ajudou muito super, explicativo.

  3. Chris says:

    Muito bem explicado, obrigada!!!

  4. Diego says:

    simplesmente exelente. Very good

  5. tauane says:

    muito bom… legal bem simples e facíl de entender…

  6. Eliene says:

    Nunca fiz um trabalho desse to perdida, minha dúvida é sobre a introdução o desenvolvimento e a conclusão eles devem ser feitos em oagians diferentes e isso? Tem uma exigência de quantidades de linhas? E sobre o resumo e o objetivo como deve ser feito?

  7. Rita Mamede says:

    A ajuda foi de grande valia me fez ver o que eu não conseguia,obrigada

Deixe um Comentário: