Modelos de Memorando

Os memorandos nada mais são do que documentos importantes, já que esta é uma espécie de texto que conta com características específicas de sua elaboração. O memorando é utilizado como uma das formas de comunicação entre as unidades, bem como as divisões, áreas específicas e setores de uma organização determinada.

Podemos resumir de forma geral que este documento trata de um tipo de documentação interna que acaba veiculando entre as unidades administrativas das empresas, e dos órgãos públicos, sendo feito de forma expressa e formal, sendo assim bastante eficiente para a transmissão dos dados e das informações que sejam devidamente relevantes.

Modelos de Memorando

Um dos pontos mais importantes entre os vários modelos de memorando é que eles são marcados por sua objetividade, ou ainda, em outras palavras, ele é utilizado para se realizar um discurso marcado por uma linguagem bastante breve, concisa, precisa, e direta, justamente por sua característica determinada de ser uma parte de uma comunicação veiculada ao meio comercial.

É importante citar também que este documento tem uma característica fundamental de proporcionar uma forma de comunicação bastante ágil, tudo porque ele não precisa respeitar qualquer tipo de procedimento burocrático que possa dificultar uma tramitação dos atos de comunicação determinados.

Outro ponto que deve-se ressaltar é evitar o aumento do número de comunicações realizadas, e todos os despachos são feitos, e o memorando precisa ser realizado neste próprio documento, se houver uma falta de espaço, aí sim é que poderá ser utilizada uma folha de continuação em anexo.

Para finalizar, para auxiliar a compreender um pouco mais sobre a elaboração de um memorando, e sabendo que ele se destina para trabalhadores de uma empresa determinada, veja mais algumas dicas da estrutura do memorando e alguns modelos.

A estrutura do memorando deverá contar com:

Timbre de instituição.

Número de memorando.

Remetente.

Destinatário, sendo este mencionado por cargos que ocupa.

Indicação de assunto.

Locais e datas.

Corpos de mensagem, ou seja, os próprios textos.

Despedida.

Assinatura e cargo.

Logo em seguida você poderá visualizar alguns modelos de memorando, e assim você terá a ideia de como executar e realizar a impressão dos mesmos para utilizar.

Modelo 1

Modelo 2

Modelo 3

 

    


Deixe um Comentário: