Modelos de Requerimento de Dispensa no Serviço

Ao aceitar um contrato de trabalho, o empregado passa a ter que cumprir a carga de trabalho definida pelo empregador, se comprometendo a cumprir horários e dias pré-definidos.

A maioria dos empregos ocupam boa parte do horário comercial, o que pode dificultar a vida do empregado quando ele precisa resolver alguma pendência ou problema de cunho particular como ir ao banco, participar das reuniões de pais e mestres, por exemplo.

Para que não haja prejuízo ao empregador nem ao funcionamento da empresa, é necessário que seja emitido um requerimento de dispensa de serviço, um documento onde o empregado irá solicitar por escrito, explicando o motivo da sua necessidade de se ausentar do trabalho.

Os requerimentos de dispensa podem ser usados para qualquer tempo, seja de algumas horas ou até mesmo sem vencimento. Cada casa é individual e será avaliado pelo empregador para deferir ou não o pedido.

Requerimento de Dispensa de Trabalho

Como dito anteriormente, o requerimento de dispensa é um documento onde o funcionário pode solicitar que o empregador o dispense de suas atividades no trabalho. Nesse tipo de situação, caso o motivo da solicitação não esteja prevista na CLT, o empregador decide quanto à bonificação das faltas ou por compensação de horas.

Requerimento de Dispensa no Serviço


Requerimento de Dispensa de Trabalho

Pedido de Dispensa de Serviço

Requerimento de Dispensa de Cargo ou Função

O requerimento de dispensa no de cargo ou função é bem diferente do dispensa de serviço . Nele, o servidor, solicita a dispensa do cargo/função que ocupa para ser transferido ou se desligar do órgão ao qual é vinculado.

Requerimento de dispensa de Função

Requerimento de Dispensa de Cargo Comissionado

Requerimento de Licença sem Remuneração

Ao contrário do que muitos pensam, a licença sem remuneração não é apenas um benefício dos servidores públicos, ela também está prevista na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) pelo art. 476.

Com a licença não remunerada o empregado pode se ausentar do trabalho por um período de tempo sem que seja demitido. Entretanto, o empregador irá avaliar a viabilidade de aceitar ou não a solicitação requerida.

Os requerimentos para esse tipo de licença só podem ser solicitados para que o empregado possa estudar.

Solicitação de Licença sem Remuneração

    

Deixe um Comentário: