Algumas pessoas possuem imóveis ou terrenos em diversas localidades de uma mesma cidade. Cada uma dessas propriedades devem estar devidamente registradas no cartório e cada uma possui sua própria matricula. Quando elas estão lado a lado seu proprietário pode entrar com um requerimento de unificação de matriculas de imóveis.
Nesse documento ele solicita que determinados imóveis que estão contíguos e que pertencem ao mesmo e que os registros em matriculas são autônomos passem a ser unidos num só. Nessa situação uma nova matricula será criada com uma nova numeração que dá por encerrada as matriculas originais.
O que é esse requerimento
O requerimento de unificação de matriculas de imóveis é um documento por meio do qual o proprietário de imóveis que estão registrados em matriculas autônomas e que são contíguos, solicita a união das mesmas. Um requerimento é um documento por meio do qual seu emissor faz um pedido, no caso desse em específico, a solicitação que é feita é pelo proprietário dos imóveis que estão lado a lado, mas registrados com matriculas diferentes.
Tal ato somente pode ser tomado a partir do pedido do proprietário dos imóveis. Para que esse pedido seja feito não há uma quantidade mínima de imóveis contíguos, se pelo menos dois deles tiverem essa características e o proprietário quiser unir suas matriculas basta fazer uso desse documento.
Após o requerimento ter sido enviado, é feita uma análise do pedido e ao atender, é feita uma nova numeração para eles, só que as matriculas antigas serão extintas e todos os imóveis contíguos que o proprietário pediu a unificação passam a responder por uma única matricula.
Qual a sua finalidade
O objetivo desse documento é pedir para que os imóveis de um único dono passem a ter um único registro, com uma só matricula, ao invés de uma matricula para cada um deles. Com isso, espera-se dar mais praticidade ao dono.
Quem pode utiliza-lo
O requerimento de unificação de matriculas de imóveis pode ser utilizado pelo proprietário dos mesmos que tem o desejo de unificar suas matriculas. Diante disso, no link a seguir está disponível um modelo desse documento.
Modelo de requerimento de unificação de matrículas de imóveis